Guia de manobras'
Bunny Hop: Em alguns lugares são chamados de devasse, salto, pulo, cabritagem e por ai vai. Bom, ergue-se com a bike no ar ao mesmo tempo pode ser executado da seguinte forma: ergue-se para o alto puxando a roda dianteira e logo depois a roda traseira ao “mesmo” tempo, mas como puxar a bendita roda traseira? Dando-lhe um leve nas pernas, isto é, flexionado os joelhos – dobrando levemente a perna, isso tudo sequencialmente. Assim, a segunda opção lhe dará uma maior percepção ao se aproximar de um obstáculo. Ao executar o bunny hop tendo em vista uma boa prática saberá o momento certo de puxar a roda dianteira e logo a traseira ao se aproximar de qualquer objeto. Para treinar o bunny hop utilize uma caixa de papelão conforme for melhorando o salto troque o tamanho dá mesma. Lembre-se que aos poucos você pega a base.
Dica: nao tente puxar as duas de uma vez.. fica melhor você primeiro puxar a frente alto quando estiver caindo pode puxar o fundo!
Aéreo – Estoura ou sair de um quarter ou half pipe para o céu e avante!
Big Air ou Big Jump – é um bunny hop bastante alto varando uma rampa ou algum objeto. Quando vislumbrar alguém ou você mesmo esticado bem os braços e com a bunda quase perto do pneu como se estivesse agachado. Cuidado para não queimar o forebes.
Manual: Simplesmente o controle dá bike, quando um jagunço faz um levantamento "cavalinho, cabritar” puxa a roda dianteira controlando a suspensa no ar por alguns metros, feita em rampas, costelas e na rua antes ou ao sair de um obstáculo. O manual pode ser feito com ou sem freio, parte de encontra um equilíbrio com a bike, onde se olhar para a mesa enquanto se anda ou mexer o quadril ajudará a controlar e estabilizar seu manual.
Rocket Air – Não se ver muita gente fazendo, mas é um no foot (tira os pé do pedal) em que se leva os pés às pedaleiras de trás e os volta a pôr nos pedais. Pode-se também fazer uma aterrissagem com os pés nas pedaleiras. Para isso sua bike deve está equipada com duas pedaleiras ou pegs..rsrsrs..mesma coisa!
Abubaca – E quando você vai direito a uma rampa ou obstáculo executa um bunny hop e “encaixa” a roda de trás no coping ou numa aresta do obstáculo e volta para trás em fakie. Geralmente feita com freio.pra quem anda brakkleess complica!kk
Fakie – Controle da bike "ao peladar para trás" manobra simples básica para qualquer seqüência. Mas, o lance "de pedalar pra trás" é consequencia por causa da catraca/K7, mas ñ é isso q é o fakie. o fakie é simplesmente andar de costas na bike. tanto q se for seguir isso de "pedalar pra trás". Para sequência ao observar o obstáculo a ser ir tente vê-lo sobre o ombro sem perde o foco do pedal e seu controle a intensidade da velocidade conforme for pedalando para trás. Treine em uma rampa de garagem suba e desça de Fakie.no meu caso nem gosto de fakie pois minha catraca nem faz barulho..husahsuah!
Tail Tap – Diferente do Abubaca que encosta-se ao coping ou na quina de um obstáculo com a roda traseira, o Tail tap trata-se de quando executado um bunny hop se encaixa a bike vindo de frente para se na horizontal seja através do freio ou não em cima de um obstáculo ou quarter e o mais importante voltando de frente.
Double peg grind - Deslizar com as duas pedaleiras, isto é, raspar os pegs em qualquer coisa: corrimão, banco, caixote etc. Vise bem o obstáculo puxe o bunny hop e encaixe as duas pedaleiras no trem e lembre de puxar levemente à frente ao sair se não beijares o chão. Pegs = Pedaleiras ou pezeiras.
Ice Pick – Grind em que apenas a pedaleira de trás está em contato com o ferro ou quina e a roda da frente está suspensa no ar. Imagine um manual com a pedaleira deslizando no corrimão.
180 – Cento e Oitenta caracteriza-se em uma rotação lateral de meia volta, seja no sentido horário ou anti-horário.
360 – O três meia é uma rotação completa trata-se de uma manobra muito impressionante porque a manobra consiste unicamente no movimento do corpo. Quando tiveres a sair de um trail – rampa, ou no chão ou drope de escada, tente vira a cabeça e o teu corpo para o lado que pretendes e não te preocupe com a bike que ela vai atrás do movimento, vale lembra do bunny hop e o leve nos joelhos, e assim que visualizar a recepção tente posicionar-te de maneira a que faça uma aterrissagem perfeita no caso seja feita no Dirt Jump.
540 – É uma rotação e meia. Normalmente realizada em rampa ou dropando de um obstáculo, na qual se faz um 360 e mais um 180 para sair de frente. Bom, resumindo treinar bastante tentar várias vezes até acerta ou estragar a roda. O_o
720 – Duas rotações completas, dois 360 - três meias completos.
900 – Duas rotações e meia. Como o 540 para o 360, é como um 720 com mais meia volta geralmente realizado em rampa.
1080 – é roda sem para até fica tonto. Três rotações, três três meias completos.
One Hander – Tira uma das mãos do guidão é uma manobra essencial para qualquer modalidade do BMX e uma das mais fácil de fazer, visto que através dela se terá base para várias outras manobras. Para se executar o One Hander é importante levar em questão o completo controle de sua bike no ar. Assim, tentar aos poucos lhe deixará mais confiante até que possa esticar o braço totalmente num salto alto. Assim, inicie por tentar aliviar os dedos do punho (manopla) em pequenos bunny hops e quando estive confiante tente soltar a mão, mas não totalmente! Lembre-se de voltar com a mão para o guidão! Depois de ter praticado bastante tente mandar o One Hander bem esticado e sem nervosismo, jogando o para trás ou para frente.
No Hander – Tira as duas mãos no ar largando o guidão da bike e torna a agarrá-lo antes de aterrissar, para mandar o no hander ao saltar jogue o guidão para sua cintura e encolha as pernas como se fosse agarra o guidão, dessa forma você terá apoio dá direção não deixando a bike desestabilizar. Atualmente alguns caras manda o no hander (os braços) de formas diferentes em direção ao alto, para os lados ou para baixo.
No Hander Lander – Fazer uma aterrissagem de uma manobra sem as mãos no guidão, manobra característica de pilotos de eventos de FMX.
Flair: BackFlip com 180, pode ser executado com frontflip também!
BackFlip: Giro de costas
FrontFlip: Giro de frente
TailWhip: Girar a bike com as mãos no guidão.
Barspin: Girar o guidão.
NosePick: Executar um pulo e colocar o pé na roda da frente no espaço entre o garfo e o quadro. Como um freio.
CrankFlip: Um giro com o pedivela ( só parece facil ... )
WallRide: Um pulo seguido de , digamos , uma andadinha na parede
PedalGrind: Um grind de pedal
Desastre: Consiste em ir em direção a rampa e encaixar no coping, com a roda da frente no quarter e a de traz sobre a rampa com um giro de 180.
RL ou nose whip: um Nosepick com um tailwhip. ( mais facil obvio. )
Decade: um tipo de tailwhip, só que ao inves de você girar o quadro, você se gira segurando no guidão.
Turndown - X-up sem cruzamento de braços o que nos obriga a ir para a frente da bike.
Transfer: normalmente um aereo que faz uma transição de um quarter ao outro, mais pode ser feito em qualquer lugar, desde subir da calçada da rua.
X-up - Rodar o guiador 180º.
Onehand - Tirar uma mão do guiador.
No Hands - Tirar as mãos do guiador.
No hander suicide - Tirar as mãos do guiador e atirá-las para trás das costas.
No hander old school ou tuck no hands - Encostar o guiador ao corpo e tirar as mãos.
Tri star - Tirar os pés e uma mão.
Nothing - Tirar os pés e as mãos.
Candy bar - Passar um pé por cima do guiador.
Barhop - Passar os dois pés por cima do guiador.
Toboggan - Agarrar o selim com uma mão e o guiador com a outra
Hellclicker - Passar ambos os pés por cima do guiador e bater um no outro
Cliffhanger - Segurar a bike com os pés pelo guiador.
NacNac - Tirar um pé do pedal e atirá-lo para trás.
Truck driver - 360º com barspin.
Flip driver - BackFlip com barspin
Bus driver - Barspin mas com uma mão no guiador a acompanhar o movimento.
Smith: Grind com a pedaleira da frente e a de traz sobre a superficie sendo grindeada.
Feeble: é um grind com a pedaleira de traz e a dianteira sobre a superficie grindeada
Superman - Tirar ambos os pés e atirá-los para trás.
Seat Grab - Agarrar o selim com uma mão.
Superman Seat Grab - Tirar ambos os pés e atirá-los para trás enquanto se segura o selim com uma mão.
Table - Colocar a bike paralela ao chão
Table Top - Colocar a bike paralela ao chão e fazer meio x-up.
Can Can - Atirar um pé para o lado oposto do quadro.
Kiss of Death - Tentar tocar na roda da frente com o capacete.
Corkflip - Backflip lateral, ou seja, dar uma rotação completa para trás de lado.
CashRoll: é um frontflip mias 360°, ou seja, um front flair mais 180.
Whip - Colocar a bike a 90º mantendo o guiador direito.
Cannonball - Agarrar o selim com as duas mãos e atirar ambos os pés para trás.
Indian air - Termo que se acrescenta às manobras que envolvam atirar ambos os pés para trás sempre que estes se cruzem. Neste caso Superman Seat Grab Indian Air.
Disco Can - Double Can Can sem uma mão, ou seja atirar ambos os pés para um dos lado do quadro e tirar a mão do lado oposto.
Superflip - Backflip com Superman
Invert - Table além do horizontal, ou seja, inverter a bicicleta de maneira a ficarmos com a roda da frente ao lado da cabeça